Políticas de pessoal e segregação de funções.


Estruturação da normatização dos ciclos de compras, vendas e inventários dos estoques.


Elaboração dos manuais internos de procedimentos: diretrizes internas.


Apontamento da ineficiência dos controles internos existentes.


Reestruturação dos controles operacionais.


Estruturação, revisão e aprovação das conciliações das contas.


Análise do sistema de aprovação e guarda dos documentos.

Municiar a administração com informações necessárias para decisões de negócios planejamento e controle.


Gerar informações gerenciais eficazes: estruturação do plano de contas, acompanhamento do fechamento mensal da contabilidade, conciliação adequada dos custos e despesas.


Estruturação adequada do controle de estoques, contas a receber, contas a pagar e fluxo de caixa.


Promover informações comparadas: utilizar valores como referências para análise das medidas.


Mostrar tendências: principais tendências de mercados, riscos e oportunidades.

Sistematização do processo e elaboração do plano: previsão de receitas e despesas.


Acompanhamento da execução do plano: orçado x realizado.

EVA – Economic Value Added: Indicador econômico que evidencia o valor de riqueza de um negócio.


BSC – Balanced Scorecard: Demonstra o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho.